CONSCIÊNCIA

Já se depararam com situações de injustiças, abusos, calúnias, desprezo e se questionaram como e porquê essas coisas acontecem?
Se essa pergunta já rondou sua cabeça, certamente é um bom sinal. Agora se está diante de uma das situações citadas acima e não se incomoda, achando sempre uma justificativa ou lhe parece algo do cotidiano, talvez deva ser motivo de preocupação.
Isso é um termômetro da nossa Consciência!

Consciência é o nível de percepção que temos do mundo e em partes de quem somos. De acordo com a Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, "Estar consciente é fazer uso da razão ou da capacidade de raciocinar e de processar os fatos que vivenciamos. Estar consciente é ser capaz de pensar e ter ciência das nossas ações físicas e mentais".

"Ser ou não ser? Eis a questão"...
O questionamento de Hamlet, príncipe da Dinamarca que tentava vingar a morte de seu pai, tornou-se um dos maiores temas filosóficos da literatura e uma grande representação da consulta a Consciência sobre nossas atitudes.
Assim como Hamlet, consultar o nosso interior a respeito de uma situação na tentativa de entender se é boa ou ruim, é um grande exercício de preservação da consciência.
A psiquiatra Ana Beatriz prossegue explicando que: "Ser consciente refere-se à nossa maneira de existir no mundo. Está relacionado à forma como conduzimos nossas vidas e, especialmente, às ligações emocionais que estabelecemos com as pessoas e as coisas no nosso dia a dia. Ser dotado de consciência é ser capaz de amar!".

Consciência é algo que caminha junto com a cabeça e o coração, especificamente entre Razão e Sensibilidade. É o senso de responsabilidade e generosidade com seres humanos, animais e com o universo. É fundamentado na compaixão e na prática do amor, sendo a voz da alma que nos orienta sobre o caminho ideal.
A má conduta fere a consciência e sua repetição nos deixa cada vez mais insensíveis. O mal, as injustiças, os abusos, as calúnias, o desprezo passam a fazer parte do nosso cotidiano e acabam não nos afetando mais.
No livro de Atos do Novo Testamento, o Apóstolo Paulo disse: "Por isso procuro sempre conservar minha consciência". Em sua carta a Timóteo, Paulo escreveu: "O objetivo dessa instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera".

Qual é o nível da nossa consciência hoje? Estamos incomodados com as más condutas deste mundo?
Estamos vivenciando situações injustas, de abusos e estamos nos calando ou nos manifestando?

A Consciência é o sentido mais sofisticado que possuímos. Ela influencia e determina nosso papel no mundo, tornando-nos únicos e ligados ao mesmo tempo. É a encarnação da Empatia que nos leva ao encontro do Outro, colocando-nos em seu lugar para entender sua dor.
Somente ela é capaz de mudar o mundo para melhor!
Por isso, o pastor Martin Luther King disse: "O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons"

Preserve sua Consciência!

Comentários

Postagens mais visitadas