Até Mais Dona Elza

Entro no quarto, vejo a cama vazia, a televisão desligada... As lágrimas escorrem em meu rosto e o coração aperta. Na mente, as imagens surgem através das lembranças. Imagens são entidades etéreas, sem substância, construídas com luz e cores. São dádivas! Elas surgem e começam a brincar feito crianças em uma ciranda. Quem dá o tom da brincadeira é a saudade. A esperança cria a melodia para as linhas e formas nostálgicas criadas pelas lembranças.

 Há muitas definições de felicidade. Para mim, a vida é feita de diversos momentos felizes, como fachos de luz ou pedaços do céu e cada um tem um céu diferente. Não é um lugar que se possa procurar, porque não é para onde vai ou o que se possui. É como se sente por um instante na sua vida e se achar esse momento, ele pode ser eterno. Escreveu Mario Quintana:

DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!


Minha avó proporcionou muitas alegrias, vários pedaços do céu. Ela me ensinou os segredos de um bolo fofinho, a gostar de Elis Regina, me presenteou com momentos de beleza e coloco todos no fio do tempo. Contudo, ela cansou do que é finito, quis se desprender do tempo e foi para a eternidade. Foi então que aconteceu a última metamorfose da vida. A borboleta se desfez de seu casulo e voou aos céus. Nós que continuamos no tempo, nos restou a saudade e a esperança em Cristo, pois Ele diz: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;"

Sócrates, antes do cristianismo sabia bem disso. Suas palavras a Críton antes de sua execução são consoladoras.

 - Meu caro amigo Críton - respondeu o condenado, - que mau filósofo você é! Pensar que um pouco de veneno possa dar cabo de mim...
Depois, puxando com os dedos a pele da mão, Sócrates perguntou:
- Críton, você acha que isto aqui é Sócrates? - E, batendo com o punho no crânio, acrescentou: - Acha que isto aqui é Sócrates?... Pois é isto que eles vão matar, este invólucro material; mas não a mim. Eu sou a minha alma. Ninguém pode matar Sócrates!

Assim seja!
O que a memória ama é eterno.
E isso é tudo o que tenho a dizer...



                                 (Elza Diniz Neves, 1933-2014)
 
Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

João 11:25
Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

João 11:25
Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

João 11:25

Comentários

  1. Muito belo, perfeito...Palavras são pobres para expressar nossos sentimentos, mas você soube fazer o melhor filha...

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Marcela! Como eu queria tê-la conhecido... Muito bom o emprego das palavras e das expressões. Alias, esse exercício da escrita é muito bom. Continue. Faz bem a você e a nós que temos a honra de ler coisas lindas assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Jennifer!. Vindo de uma jornalista, eu que fico honrada. Certamente ela também gostaria de te conhecer.

      Excluir
  3. O q dizer? Lindo, Marcela. só a dor da saudade é mais profundo. Não gosto de comemorar data nas ausências, fico mais triste. Mas não esqueço, jamais. Sinto, pq o tempo passou e não curti tanto qto vcs. Saudades, saudades, saudades, mil vezes, saudades. Ela nos esperará nos portais do céu...

    ResponderExcluir
  4. Dois anos depois e essas palavras têm efeitos diferentes sobre mim. Hoje sei bem mais da importância da lembrança de dona Elza na memória de vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas