A VERDADE

 

“A tentação dos absolutos é uma característica universal do espírito humano. Todos queremos possuir a verdade. E para possuir a verdade é preciso que se engaiole. E para engaiolar a verdade é necessário engaiolar a liberdade e o pensamento” (Rubem Alves)

Jair Messias Bolsonaro sempre que pode, cita as palavras do evangelho de João capítulo 8 versículo 32: “conhecereis a verdade, e a verdade os libertará”. Esse trecho é tão importante para Bolsonaro que ele citou em seu discurso da vitória da eleição presidencial de 2018. Quando ele menciona essa passagem, o intuito é dizer que a visão dele é a verdadeira, mesmo que os fatos neguem o que ele chama de “verdade”.

O exemplo de Bolsonaro não é um caso isolado. Como Rubem Alves disse na citação colocada no início desse post, todos queremos possuir a verdade. A partir desse anseio, surgiram duas correntes antagônicas. O ceticismo que acredita na impossibilidade de conhecer a verdade e o dogmatismo que defende a possibilidade de conhecermos a verdade. Na fenomenologia da religião, por exemplo, dogma é a sistematização das crenças de uma religião criada através da interpretação de um pequeno número de teólogos e não do povo. A questão é que o dogmatismo, o fundamentalismo, estão sempre relacionados a religião e poucas vezes se associa a política, ideologias... A coisa é muito mais ampla e complexa. Trata-se de pessoas que adotam princípios da sua crença como fundamento para todos os aspectos da vida, sejam eles sociais, culturais, econômicos e emocionais. O fundamentalista se entende como dono da “verdade” e cabe a ele, levar a “verdade” a outras pessoas, através de um processo de doutrinação. Seu papel é fazer com que todos sigam seus princípios e não aceitar de forma alguma, crenças diferentes das suas.

O dogmatismo nunca está sozinho. É acompanhado de preconceitos, intolerância e de ambição para buscar posições de relevância social, conquistando poder político social para impor seus dogmas a toda sociedade, gerando uma cultura de escárnio a tudo o que é diferente e uma grande sensação de perseguição, o que faz ocultar suas estratégias de doutrinação.  

Os Filósofos sofistas, criticados por muitos, são responsáveis por uma grande revolução intelectual. Eles descobriram que a verdade absoluta é inalcançável e que nossos pensamentos devem estar em constante movimento em busca do conhecimento. 

A verdade nos liberta do dogmatismo, da ilusão de que a minha crença compreende tudo, desfazendo a rigidez no pensamento, criando questionamentos que dão asas ao processo de conhecimento.

Não há diálogo com catequistas, com quem é dogmático. É proibido pensar. A atitude dogmática é conservadora e o céu do fundamentalismo é chato, escuro e impositivo. A dúvida é luz, é base de todo processo filosófico e a incerteza é a consciência de que nossas crenças  não dão conta da realidade. É a liberdade de pensamento para investigar o sentido ou a significação da realidade que nos circunda e da qual fazemos parte.

Dogmatismo é gaiola de almas!




Comentários

Postagens mais visitadas