Em Casa

Sempre gostei de escrever. Esse é o meu campo de expressão onde me sinto livre com os meus sentimentos. Fui deixando esse hábito devido a correria do cotidiano. Precisou chegar uma pandemia pra que tenhamos que ficar em casa e retomar este prazer tão sagrado pra mim. Neste instante sei que muitos não tem esse privilégio e sinto imensamente por isso. 

Resolvi então escrever sobre esse momento tão impactante em nossa história, tentando ter um olhar positivo sobre 2020 e fazer um registro. 
Aprendi nos livros do Rubem Alves que os melhores textos são parecidos com conversas, então, senta aí e vamos papear!

Estar em casa, ter tempo para refletir, buscar atividades estimulantes, desenvolver ideias, estar em família ou até mesmo sozinho, pode ser prazeroso ou perturbador dependendo da pessoa. 
Acredito neste momento que aquela velha expressão popular "mente vazia, oficina do diabo" pode ser ressignificada. 
A Filosofia teve sua origem na Grécia porque os gregos tinham tempo livre para pensar. Eles acreditavam que o Ócio era a oportunidade para que as ideias fluíssem. O mundo grego tornou-se um espaço de discussão e confronto de ideias. Houve também um tempo em que valorizávamos as pessoas pelo seu interior e seus pensamentos. Evoluímos de uma economia Agrícola para uma cultura de Negócios que nos forçou a enfrentar o barulho dos lucros e os tiros da competição financeira, gerando uma corrida maluca que nos priva de uma pausa reflexiva. Culturalmente, passamos a valorizar mais a Ação do que a Contemplação e neste momento, o estado contemplativo pode ser uma saída para todo esse caos.

Pra mim, estar em casa no silêncio de uma escrivaninha, contemplando a beleza de uma música, refletindo sobre o mundo, as pessoas, me parece algo muito importante, transformador e revolucionário. É um momento marcante que nos dá a oportunidade de olharmos para o nosso interior e ouvir a voz da nossa alma que sempre é silenciada na loucura dos dias. Este ato analítico ressignifica os nossos medos, anseios, nos oferece coragem e empatia, pois, não é fácil olhar para dentro assim como é difícil olhar para fora. Dificuldade que nos impede de refletir e nos convida a matar o tempo. O tempo que nos cura e é Senhor da Vida.

Eu aproveitei o meu tempo e escrevi essa conversa. Espero que goste. Um abraço de almas e se puder, Fique em Casa!

“E as pessoas ficaram em casa. E leram livros, e escutaram, e descansaram, e se exercitaram, e fizeram arte, e jogaram jogos. E aprenderam novas formas de ser, e ser em quietude. E ouviram mais profundamente. Algumas meditaram, algumas rezaram, algumas dançaram. Algumas encontraram suas sombras. E as pessoas começaram a pensar diferente. E começaram a se curar. E na ausência de pessoas vivendo na ignorância, no perigo, no egoísmo e na inconsciência, a Terra começou a se curar. E quando o perigo passou, e as pessoas se juntaram novamente, elas choraram seus mortos e fizeram novas escolhas, e sonharam sonhos novos e criaram novas formas de viver e de de curar completamente a Terra, da mesma forma que eles haviam sido curados”.

- Kitty O’ Meara


Comentários

Postagens mais visitadas