Gorda Sim, E Daí?

"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas" Sêneca




Passei a vida inteira ouvindo:

- Se você fosse mais magra, seria perfeita e mais bonita;

- Você tem um rosto lindo;

- Quando vai emagrecer?;

- Depois, reclama. Tinha que ser gorda;

- Você é bonita, mas é gordinha;

- Está gorda porque quer;


Acredito que algumas palavras negativas criam uma simbólica casca em torno do corpo daqueles que são marginalizados por alguma coisa. Aqueles que não estão no padrão gerado por uma sociedade excludente e perversa e que são expostos a comentários, olhares e reações que petrificam a beleza da alma. Gordxs sabem bem o que estou falando. Durante muito tempo, e ainda um pouco atualmente, sempre me preocupei em ser aceita, agradar, etc. Uma espécie de prova contínua para fazer parte de algo.

Pessoas gordaa são marcadas por estigmas de descontrolados, desorganizados e grotescos. Certa vez Roberto Justos declarou que é inviável a contratação se alguém acima do peso, pois, em sua mente do tamanho menor que uma molécula, gordos são menos inteligentes. Acho que minha massa corpórea é mais útil nesse mundo do que suas ridículas declarações.

Não nego que a gordura pode trazer danos à saúde. A questão é que a rejeição pela gordura está mais vinculada aos aspectos estéticos e comportamentais do que com a saúde. Na idade média, mulheres gordas faziam sucesso entre os maiores pintores do mundo. Grandes peitos, ancas e coxas grossas eram retratados em obras de arte que simbolizavam fertilidade, serenidade e beleza. As mulheres da época não se preocupavam com a ignorante disputa de um corpo padronizado como hoje. O que importava eram os símbolos que o outro despertava nos corações apaixonados. Os pintores estavam diante de um corpo real e esteticamente natural a sua beleza interior e exterior.

Eu sou gorda e não pretendo ser magra, apenas cuidar da minha saúde. Aos poucos, fui percebendo que meu sorriso e quem sou é muito mais importante do que a ditadura corporal em que vivemos. A história da beleza é você quem conta e a liberdade de ser é a condição estética mais bela que o ser humano possui. Pena daqueles que não conseguem enxergar isso...



Comentários

Postagens mais visitadas