Natal e o Novo Nascimento


Gosto da imagem do voo do pássaro. Ela me remete a liberdade. Neste momento não há melhor símbolo como representação da metamorfose de um novo nascimento.

Renascer não é um retrocesso cronológico, voltar ao estágio embrionário no ventre de uma mãe, tampouco seria a reencarnação. O novo nascimento é como um pássaro que voa. “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. (João 3)

Para a maioria de pessoas, nascer de novo é mudar moralmente, praticar boas atitudes, cumprir a agenda de uma igreja, dar o dízimo, etc. O novo nascimento acontece pela imersão do Espírito de Deus em nós. Nascer de novo é uma demanda do Reino que acontece a todos que, por livre e espontânea vontade, decide encarnar o amor. Isso só é possível no coração cuja regeneração produz frutos dignos de amor.

Uma nova natureza surge e passamos a voar no vento do Espírito guiados por Deus. É uma infusão transformadora nos corações. Sem este recurso que vem de dentro para fora, não podemos contemplar a Deus, o evangelho, a vida, mudar nosso olhar, valores, significados. É uma recriação espiritual para a luz do amor que nos faz inseparáveis de Deus. É o nascimento de Cristo em mim. É Cristo em mim. Somos feitos filhos de Deus e sem o olhar de Jesus em nós, é impossível enxergarmos o reino do amor pela religião, pela moral, pela domesticação e amestramento eclesiástico.

Somos como Maria ao receber as boas novas do anjo Gabriel: “Descerá sobre ti o Espírito Santo”... (Lucas 1: 35). A poesia do amor que nos dá vida. 
Isso não tem relação com ser dizimista, moldes de pensamento, boas maneiras, frequência na igreja. Não! Tem a ver com SER. Tornamo-nos pássaros que ecoam belos cantos e declamam poesias celestiais.

Uma transformação existencial que podemos comparar com as cigarras, seres subterrâneos que passam por uma incrível metamorfose. Depois de alguns anos, emergem da terra, arrebentam suas cascas para ver a luz do dia e tornam-se seres alados que emitem poderosos cantos.
"Porque um menino nos nasceu..." E nasceu em meu coração!

Feliz Natal!


"Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com meus olhos". (Jó 42:5).
“Se alguém está em Cristo, é nova criação”; (Apóstolo Paulo – 2º Coríntios 5:17).
"Pois, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor... Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens". (Lucas 2).


Comentários

  1. Puxa, fiquei viajando na leitura...mergulhei fundo nesse assunto. Muito bom texto, parabéns. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas