Você acredita em Deus?


Pra mim, os céus, a terra, as estrelas são poemas de Deus. A criação é a mais linda melodia de uma canção divina. Os segredos da natureza revelam uma força que vai além da nossa compreensão. O livro das poesias fala das coisas eternas e acalenta o coração dos aflitos, pois ele exala Esperança!

Deus não mora em templos. Ele preferiu criar um jardim e passar os dias em meio as árvores, flores, pássaros, nuvens, sons, cores... Eu sempre o busco em minha casa mesmo, fazendo parte da Igreja Invisível. Emily Dickinson fala melhor:

“Alguns guardam o Domingo indo à igreja
Eu o guardo ficando em casa
Tendo um sabiá como cantor
E um pomar por Santuário
Alguns guardam o domingo em vestes brancas
Mas eu só uso minhas Asas
E ao invés do repicar dos sinos na Igreja
nosso pássaro canta na palmeira
É Deus que está pregando, pregador admirável
E o seu sermão é sempre curto
Assim, ao invés de chegar ao Céu, só no final
eu o encontro o tempo todo no quintal.”

O paraíso existe nas atitudes de amor, nas palavras dos poetas, na Esperança que nos dá asas para sobrevoarmos os problemas e acreditar em dias melhores.

Mas como falar sobre Deus?

Rubem Alves acredita que Deus é como o ar. Não precisamos pensar nele e nem dizer o seu nome o tempo todo para que ele nos dê vida. 
Na psicanálise, a fala é instaurada para substituir uma falta. Por isso o muito falar pode indicar uma ausência. 
Desconfio daqueles que de dez palavras ditas, nove são “Deus”. Talvez eles estejam se afogando. Fujam deles, de seus dogmas, de suas certezas. Eles trazem gaiolas que aprisionam almas.

Deus exala da sua criação, exala de nós. Um olhar, um toque, um auxílio, uma música, o silêncio... Como o vento, sentimos na pele quando ele passa, quando toca a música que sai das folhas das árvores e ouvimos o seu assobio nas gretas das portas. 
Oração é reverência a Deus e amor ao próximo.

As igrejas se institucionalizaram e não entendem Deus. Elas o engarrafam o tempo todo, pois  não compreendem a simplicidade e grandiosidade do Pai celestial. 
Tolos, lobos, guias cegos!
Os lobos continuam a uivar. E continuam a ser perigosos... Mas as ovelhas, ouvindo a música da flauta do Pastor (Cristo) dormem sem medo, … Desde então, tornou-se costume contar ovelhinhas para dormir”. (Perguntaram-me se acredito em Deus, pág. 54).

Deus é Poesia que dá vida aos ossos secos, é Alegria na tristeza, é a Estrela da Manhã que brilha em noites sombrias, é Água viva que corre em desertos, é um menino que nasceu e de seu riso flui sabedoria, de sua mansidão surge  força, de seus olhos brilha a eternidade e de sua vitória na cruz vem a paz sobre toda a terra. "Pois, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor... Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens". (Lucas 2).

Assim seja!


Comentários

Postagens mais visitadas