Esquecer

Um ano inicia e o que era ponto de chegada, torna-se ponto de partida. Uma nova aventura com a oportunidade de escrever uma nova história, explorar novas rotas e descobrir terras desconhecidas no grande mar da vida. Somos navegantes em um barco diante da imensidão das águas. Nietzsche adorava essa aventura. Dizia o grande filósofo:

"Sereis exilados de todas as terras paternas e maternas! Amareis a terra de vossos filhos: este amor será a vossa nobreza - a terra não descoberta, no mar mais distante. Que as vossas velas não se cansem de procurar esta terra! [...] Agora sereis navegantes, corajosos e pacientes". (FN (II), pp. 724 e 733, Assim falou Zaratustra).


É hora de traçar caminhos de onde nunca estivemos ou de onde ninguém jamais esteve. Para isso, é preciso renascer e esquecer. Para Barthes, o esquecimento é a força da vida. Um processo no qual quebram-se as camadas formadas pelo passado, dissolvendo as sedimentações das crenças, mágoas, etc. As cascas duras, grossas, rugosas desaparecem, dando lugar a beleza do renascimento e ao prazer da libertação. Alberto Caeiro nos ajuda com suas belas palavras:

"Procuro despir-me do que aprendi,
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu..."

Esquecer é rejuvenescer! Esquecer e lançar-se no profundo mar desconhecido, deixando todo tipo de controle e se entregar aos saberes e sabores do corpo. Essa é a sabedoria natural da vida. Barthes dizia: "Me esqueci do sabido para me lembrar do esquecido". Os saberes, a consciência, ocultam a sabedoria do corpo, da alma. Eles apenas refletem o que de fato está no mais obscuro porão do inconsciente, do esquecido. Essas águas profundas devem ser exploradas.

Por fim, que possamos ser como as cigarras, seres subterrâneos que passam por uma incrível metamorfose. Depois de alguns anos, emergem da terra, arrebentam suas cascas duras para ver a luz do dia e ecoam poderosos cantos.

Feliz ano novo!
Glückliches Neues Jahr!
Nytar!
Feliz Año Nuevo!
Felicigan Novan Jaron!
Heureuse Nouvelle Année!
Feliz Aninovo!
Shaná Tová!
Happy New Year!
Felice Nuovo Anno!
Akemashite Omedetou Gozaimasu!


 

Comentários

Postagens mais visitadas