RELIGIOSIDADE: A Grande Neurose


O que fazer? Crer em Jesus conforme o evangelho, a fonte histórica descritiva de quem ele é ou crer segundo o que os líderes espirituais dizem? Cristo se parece com aquilo que se faz em nome dele, dessa loucura, exploração, ação de marketing e sistema religioso?

A Religiosidade é um dos maiores perigos para a sociedade. Gananciosos interpretam a Bíblia de forma interesseira para impor vontades absolutas ao povo. As pessoas acabam seguindo um jesus que não existe, uma versão criada pelas mais variadas construções religiosas. Não há nenhuma semelhança entre Jesus (segundo os evangelhos) e a construção do cristianismo inteiro acerca dele. O que se percebe é um círculo de enganos que geram incautos dependentes.

Quem de fato conhece a Cristo não tem medo de viver, de amar, não tem resistência em perdoar, confia, anda em fé, não espera que para si haja um tratamento VIP da vida, sabe que o Reino de Deus está dentro de nós e não em igrejas ou em mantras vazios para ter a presença e proteção divina. 

Deus nos deu grande capacidade mental para discernir os caminhos que podemos trilhar,  e através de nossa livre e espontânea vontade, podemos conhecê-lo pelo amor, sabedoria e compaixão. Desta forma, não somos enganados pelas orgias dogmáticas.

É a leitura do evangelho que amplia horizontes e nos insere no reino do amor e da eternidade, compreendendo de forma contundente os ensinamentos e virtudes de Cristo.



Comentários

  1. Lindo texto. Você resumiu bem a caricatura que o sistema religioso transformou Jesus Cristo. Ele é sublime e amoroso salvador.

    Marcelo Neves

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, nega! tentei fazer no meu blog mas apaguei sem querer! Vc sabe o que eu penso ou pelo menos parte disso. Concordo em tudo mas a minha ressalva é a biblia. Muitas traduções, partes faltando, e a origem e a veracidade que nos é impossível ter acesso. Tbm não nego, mas, assim como hj manipulam, antes era muito pior. Para deter poder, imagina quanto daquela escritura pode ser de alguém meramente ambicioso.
    O importante, creio, é ter a consciência dessas coisas. Deus quer uma coisa , que amemos uns aos outros, é muito simples, as religiões é q atrapalham. Amemos, tendo a certeza de que Ele nos aceitará tais como somos. Bjo nega :*

    ResponderExcluir
  3. Dentro do "cristianismo" houve a implementação de alguns livros que gerou a famosa divergência entre católicos e protestantes. Mas desde os achados dos manuscritos do mar morto (textos datados a mais de mil anos antes de Cristo), percebe-se que os textos permanecem idênticos.
    Não tenho a pretensão de impor a bíblia pra ninguém pois acredito que isto é questão de fé. O meu objetivo é expressar as mensagens de vida que podemos retirar dela.
    Estou aberta a multiplicidade da vida. A fé deve abrir a mente das pessoas para lidar com as diversas possibilidades da existência sempre baseada no amor, pois permanecem a fé, a esperança e o amor, mas o maior destes é o amor!

    ResponderExcluir
  4. Uau, que orgulho haha.
    Parabéns Marcela ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas